O bairro está localizado na região central da cidade de São Paulo, é conhecido por ter uma forte presença da cultura asiática, porém antes de ser conhecido assim, ainda durante sua formação o local era conhecido como Campo da Forca pois nessa época havia pena de morte no Brasil e também porque a região era usada para a tortura de escravos, o lugar também abrigava o Pelourinho e o cemitério do Aflitos, um dos primeiros cemitérios da cidade mas não existe mais.
Durante o século XIX, em 1833 a região fazia parte do distrito da Sé e mais tarde passou a ser Distrito Sul da Sé. Com o fim da pena de morte o Largo da Forca passou a se chamar Largo da Liberdade.
Imigração japonesa
A imigração japonesa no bairro começa em 1912, quando os imigrantes japoneses começam a residir no bairro, mas precisamente na rua Conde de Sarzedas, essa rua foi procurada por conta dos preços dos alugueis pois era mais barato. Nessa época começaram a ser construídas hospedarias, um empório, lugares onde eram feitos e servidos pratos da culinária japonesa. Em 1915 foi fundada Taisho Shogakko se trata da escola Primária Taisho, com o objetivo de ajudar na educação dos filhos dos imigrantes japoneses.
Com o passar do tempo o bairro passou a ser procurado também por chineses e coreanos. Assim esses povos trouxeram sua cultura e contribuíram para a formação do bairro, hoje é possível ver esses traços na arquitetura, culinária e atrações turísticas do bairro.
Como podemos ver o bairro guarda muitas memórias que foram construídas ao longo de sua historia, neste blog temos como objetivo contar as memórias do moradores do bairro através da culinária.